Chamadas apoiarão pesquisa em Biotecnologia

Os pesquisadores interessados em desenvolver projetos na área de biotecnologia contam com três novas chamadas públicas disponíveis. Os editais foram lançados pelo Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia (ICgeb, em inglês), que no Brasil é representado pelo MCT. A instituição apoiará o desenvolvimento de cursos e encontros para pesquisas em biotecnologia avançada, para a promoção de pesquisas colaborativas e para bolsas de estudo.

A Chamada para Propostas de Encontros e Cursos 2010 apoiará a promoção de eventos direcionados à área de pesquisas em biotecnologia avançada. Os interessados devem encaminhar as suas propostas até o dia 15 de março. O programa também contemplará propostas para a realização de workshops, simpósios e conferências de natureza científica, com o objetivo de disseminar o conhecimento científico e expandir a interação de pesquisadores e atores políticos dos países membros do ICgeb.

Cada proposta poderá solicitar até 20 mil euros. Podem participar as instituições que são afiliadas ao ICgeb. Os projetos deverão ser submetidos ao MCT. A íntegra da chamada está disponível neste link.

A Chamada de Propostas de Pesquisa Colaborativa também recebe inscrições até o dia 15 de março. De acordo com o edital, é desejado que os resultados obtidos pelas pesquisas tenham aplicação prática para a nação. Os projetos aprovados receberão um financiamento de até 25 mil euros por ano, por laboratório colaborador. A íntegra do edital pode ser acessada neste link.

O Programa de Bolsas de Estudo selecionará pesquisadores para doutorado, pós-doutorado e doutorado sanduíche. Nos dois primeiros casos, a data limite para a submissão das propostas é o dia 31 de março. Para o doutorado sanduíche, não há prazo final para submissão. As bolsas de estudo para doutorado e pós-doutorado são voltadas para linhas temáticas de pesquisa como biologia de mamíferos, biologia de vegetais, bacteriologia, microbiologia e imunologia molecular.
A íntegra do edital está disponível neste link.

FONTE: GESTÃO DE C&T


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite também: