Por: Raquel Figueirôa e Micael Menaic
Em cinco anos, houve um aumento de 270% na procura por cursos não-presenciais (os chamados a distância). Os dados foram divulgados com base no Censo da Educação Superior, de 2006, do instituto de estudos do Ministério da Educação.
A educação a distância é uma modalidade de ensino que alunos interagem recebendo e compartilhando conhecimento com professores e instituições de ensino sem estarem necessariamente no mesmo espaço físico. Há, contudo, variações na forma e intensidade de interação. Mas é a educação a distância via internet, conhecida também como ensino on-line, que tem tornado a modalidade mais eficaz e atraente. Os bate-papos virtuais ou chats, contando inclusive com o uso de webcams, além dos fóruns de discussão, aproximam alunos e professores, dando rapidez e aumentando a interatividade a todos os envolvidos nesse processo.
Em cinco anos, houve um aumento de 270% na procura por cursos não-presenciais (os chamados a distância). Os dados foram divulgados com base no Censo da Educação Superior, de 2006, do instituto de estudos do Ministério da Educação.
A educação a distância é uma modalidade de ensino que alunos interagem recebendo e compartilhando conhecimento com professores e instituições de ensino sem estarem necessariamente no mesmo espaço físico. Há, contudo, variações na forma e intensidade de interação. Mas é a educação a distância via internet, conhecida também como ensino on-line, que tem tornado a modalidade mais eficaz e atraente. Os bate-papos virtuais ou chats, contando inclusive com o uso de webcams, além dos fóruns de discussão, aproximam alunos e professores, dando rapidez e aumentando a interatividade a todos os envolvidos nesse processo.
Há, em todo o país, diversas iniciativas no escopo municipal, especialmente junto ao Governo Federal, para implantação de estrutura de acesso à Internet por parte das escolas públicas de ensino básico. Estruturam-se laboratórios de informática, conectados à Internet, que acabam sendo subutilizados para fins didáticos, pela falta de capacitação dos docentes no uso dos recursos da Internet nos seus respectivos processos de ensino. O processo educacional com viés de inclusão digital de docentes e discentes só ocorre quando se tem equipamentos de informática, conectividade com Internet e capacitação docente para uso dos recursos tecnológicos.
É comumente identificada uma situação delicada na relação entre alunos e professores de todos os níveis de ensino, com maior ênfase no nível básico do setor público, quando se trata de inclusão digital. Isso ocorre devido à familiaridade dos alunos com recursos tecnológicos (Internet especialmente) ser geralmente maior do que a percebida entre professores. Além de causar embaraço para o professor, que se vê numa situação de menor nível de inclusão digital do que alguns de seus alunos, há a perda da oportunidade de se potencializar o processo de ensino quando se tem condições adequadas para o professor fazer uso da Internet como ferramenta didática.
Os cursos por meio de um Ambiente Virtual são totalmente a distância, ou seja, sem nenhum encontro direto do aluno com o professor ou podem haver encontros presenciais entre alunos e professor (Tutor) com diversas freqüências: semanal, quinzenal, mensal, mas por meio de webcam ou chat. Tudo depende do formato e estrutura do curso definida previamente pela instituição. A interligação ou conexão entre os alunos e professores se dá por tecnologias, principalmente as de telecomunicação, como a internet, em especial, as hipermídias, mas também pode ser utilizada através dos correios, do rádio, da televisão, do vídeo, do CD-ROM, do telefone, do fax, do celular, entre outras tecnologias semelhantes.
Em Sergipe, as Universidades Tiradentes e Federal de Sergipe, além da Faculdade Tobias Barreto (FTB) e do SENAC, já iniciaram atividades por meio da modalidade à distância. A Unit e o Senac foram as pioneiras. A UFS e a FTB são mais recentes, mas nem por isso caminham de forma tímida para conquistar este mercado que cresce a passos largos ano a ano no país. Eles trabalham com Ambientes Virtuais de Aprendizagem para oferecer os seus cursos de extensão, graduação e pós-graduação a distância. A plataforma utilizada é o Moodle (sistema de gerenciamento de cursos para ajudar a educadores criarem comunidades de aprendizado à distância), uma das mais utilizadas no mundo, por ser bastante eficaz e colaborativa. O Moodle está sendo utilizado com um grande sucesso pela UFS, SENAC e Faculdade Tobias Barreto. A mais nova experiência no uso do ambiente está sendo realizada pelo Curso Auge (www.cursoauge.com.br), uma instituição de ensino que oferta cursos de Língua Portuguesa e Redação para concursos e vestibulares, localizada em Aracaju, e que passa a oferecer para todo o país, por meio do E-learning (Ensino a Distância).
Para o professor, Mestre em Educação, Fábio Figueirôa, responsável pela criação do Núcleo de Ensino a Distância da Faculdade Tobias Barreto e do Curso Auge, tal modalidade de ensino está cada vez mais conquistando o seu espaço frente a uma sociedade brasileira carente de informação e conhecimento. “Com as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, o aluno não se sente mais tão distante assim dos colegas e do professor. Os cursos on-line, na sua grande maioria, estão disponíveis em um ambiente virtual de aprendizagem, onde o aluno participa de fóruns, chats, comunica-se com o tutor e assiste aos vídeos”, diz.
Em Sergipe, as Universidades Tiradentes e Federal de Sergipe, além da Faculdade Tobias Barreto (FTB) e do SENAC, já iniciaram atividades por meio da modalidade à distância. A Unit e o Senac foram as pioneiras. A UFS e a FTB são mais recentes, mas nem por isso caminham de forma tímida para conquistar este mercado que cresce a passos largos ano a ano no país. Eles trabalham com Ambientes Virtuais de Aprendizagem para oferecer os seus cursos de extensão, graduação e pós-graduação a distância. A plataforma utilizada é o Moodle (sistema de gerenciamento de cursos para ajudar a educadores criarem comunidades de aprendizado à distância), uma das mais utilizadas no mundo, por ser bastante eficaz e colaborativa. O Moodle está sendo utilizado com um grande sucesso pela UFS, SENAC e Faculdade Tobias Barreto. A mais nova experiência no uso do ambiente está sendo realizada pelo Curso Auge (www.cursoauge.com.br), uma instituição de ensino que oferta cursos de Língua Portuguesa e Redação para concursos e vestibulares, localizada em Aracaju, e que passa a oferecer para todo o país, por meio do E-learning (Ensino a Distância).
Para o professor, Mestre em Educação, Fábio Figueirôa, responsável pela criação do Núcleo de Ensino a Distância da Faculdade Tobias Barreto e do Curso Auge, tal modalidade de ensino está cada vez mais conquistando o seu espaço frente a uma sociedade brasileira carente de informação e conhecimento. “Com as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, o aluno não se sente mais tão distante assim dos colegas e do professor. Os cursos on-line, na sua grande maioria, estão disponíveis em um ambiente virtual de aprendizagem, onde o aluno participa de fóruns, chats, comunica-se com o tutor e assiste aos vídeos”, diz.
O professor Figueirôa explica que toda a iniciativa ocorre com um investimento mínimo em capacitação docente, consultoria técnico-pedagógica e estruturação tecnológica; sendo necessária, basicamente, estrutura de informática conectada à Internet e acessível para os professores. Todos os softwares utilizados são livres de licenças ou baseados em serviços web gratuitos disponíveis na Internet. Além disso, todos os conteúdos a serem utilizados pelos professores são de uso público, baseados na web, ou gerados pelos próprios professores, uma vez tendo o domínio sobre o ferramental que propicia a autoria própria.
Contato : Prof. Fábio Figueirôa - (79) 8102 0909 ou f.jor@hotmail.com
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