R$ 25,5 milhões para o projeto GIGA

O Projeto Giga consiste na implementação e uso de uma rede óptica experimental voltada para o desenvolvimento de tecnologias de rede óptica, aplicações e serviços de telecomunicação associados a tecnologia IP e banda larga.
Também prevê a transferência de tecnologia a empresas brasileiras.

A rede do Projeto Giga foi implementada em maio de 2004, com 735Km de extensão e capacidade de 2,5 Gbps, podendo chegar até 10Gbps. Abrangendo os municípios de Campinas, São Paulo, São José dos Campos, Cachoeira Paulista, Rio de Janeiro, Niterói e Petrópolis, a rede interconecta 17 universidades e centros de pesquisa do eixo Rio-São Paulo.

A FINEP aprovou, no último dia 10/02, para a segunda fase do projeto , que consiste na implementação e uso de uma rede óptica experimental voltada para o desenvolvimento de tecnologias de rede óptica, aplicações e serviços de telecomunicação associados a tecnologia IP e banda larga e a transferência de tecnologia a empresas brasileiras, R$ 25,5 milhões.


A tecnologia usada no Projeto Giga chama-se WDM (multiplexação óptica por comprimento de onda). Esta tecnologia associa sinais ópticos a diferentes freqüências de luz (comprimentos de onda ou lambdas), o que permite separar, dentro de um mesmo meio físico (a fibra óptica), canais diversos para tráfego de dados.

A direção executiva está a cargo da RNP e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).

Clique na imagem e conheça o CPqD

Subprojetos

O uso da rede se dará através de subprojetos de pesquisa e desenvolvimento em quatro áreas temáticas: redes ópticas; serviços experimentais de telecomunicações; protocolos e serviços de rede; e serviços e aplicações científicas. As duas primeiras áreas estão sob a responsabilidade do CPqD e as duas últimas, da RNP.

Os subprojetos selecionados pela RNP estão divulgados AQUI

FONTES : FINEP, CPqD, RNP


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite também: