U$ 100 mil para formato aberto de áudio e vídeo

Já ouviu falar de Ogg Vorbis e Ogg Theora? Apesar dos nomes de vilões de filmes B, estes são formatos de código aberto para transmissão de vídeo e áudio via Internet para o qual a Fundação Mozilla encaminhou uma doação de U$ 100 mil essa semana. O alvo? Combater formatos fechados na distribuição de mídia online.

Os vídeos do Youtube, por exemplo, são exibidos com tecnologia Flash, que pertence à Adobe. De olho nesse mercado, em abril de 2007, a Microsoft lançou o Silverlight, por hora usados apenas em poucos sites.

Em seu blog, o vice-presidente de engenharia da Mozilla, Mike Shaver, afirmou que o formato foi escolhido por “poder ser usado sem restrições, sem custos e com grande qualidade de som e imagem”.

No comunicado divulgado em seu site, Erik Möller, diretor da Fundação Wikimedia, afirmou que o dinheiro permitirá que o trabalho no desenvolvimento do formato continue por um “bom tempo”, e que os primeiros resultados devem aparecer “dentro de seis meses”. A versão final do Firefox 3.1, que ainda está em fase de testes, deverá ter total suporte à dupla Ogg Vorbis/Theora.

Escrito por João Brunelli Moreno

Fonte: UOL TECNOLOGIA ,

Saiba mais...


Um comentário:

  1. Alguém precisa financiar o desenvolvimento; muito correta a atitude da Mozilla. O Vorbis já é um CODEC muito bom, maduro e com ferramentas disponíveis. O Theora é que precisa de um encoder de boa qualidade, que sejá *rápido* (otimizado para instruções SIMD). Theora é intermediário entre o H.264 e o Xvid/DivX. Com um pouco de investimento e propaganda, o Theora (com o Vorbis lá na cozinha heheh) tem potencial para expandir-se.

    Ogg é meramente o envelope ("container"), que não é obrigatório. Você pode "encapsular" Theora+Vorbis dentro de Matroska (.mka/.mka) e provavelmente outros.

    ResponderExcluir

Visite também: