Acesso livre, Impacto global

Logotipo que simboliza 'livre acesso', criado pela
Biblioteca Pública de Ciência (PLoS, na sigla em inglês)

O acesso livre a artigos científicos pode favorecer de modo significativo a produção de conhecimento no mundo. Um estudo norte-americano mostra que artigos disponíveis na internet sem qualquer tipo de restrição ou necessidade de pagamento são mais citados em outros trabalhos – principalmente de autores de países em desenvolvimento –, o que evidencia seu maior impacto na comunidade científica. 

O estudo foi realizado pelo sociólogo James Evans, do Departamento de Sociologia da Universidade de Chicago, e pelo neurobiólogo Jacob Reimer, do Comitê de Estudos Conceituais e Históricos da Ciência, da mesma universidade. Os resultados da pesquisa foram publicados na última edição da revista Science – contraditoriamente, uma publicação restrita apenas a assinantes.                             

"Pesquisas anteriores afirmavam que artigos com acesso aberto são duas vezes mais citados, mas esses estudos se limitaram a uma única publicação”

Entre os artigos científicos analisados no estudo norte-americano, aqueles publicados de forma livre receberam em média 8% mais citações do que os restritos. Em países em desenvolvimento, como Brasil, Argentina, Rússia, Turquia e África do Sul, esse percentual é maior: pode chegar a 25%.

A Public Library of Science (PLoS) é uma organização sem fins lucrativos de cientistas  empenhados em tornar o mundo da literatura científica e médica um recurso público. 

Seus objetivos são: 

Abrir as portas para o mundo da biblioteca do conhecimento científico, dando a qualquer cientista ou aluno - em qualquer lugar do mundo - o acesso ilimitado às últimas pesquisas científicas;

Facilitar a investigação,  tornando possível a pesquisa livremente do texto integral de cada artigo publicado ,  localizar  idéias, métodos, resultados experimentais e observações. 

Incentivar cientistas, bibliotecários, editores e empresários em desenvolver soluções inovadoras para explorar e usar o mundo do tesouro de idéias e descobertas científicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite também: