Relatório de segurança da Microsoft, aponta que 97% de todos os e-mail´s do mundo são considerados SPAM e que a proporção global de máquinas que recebem Malware* é de 8,6 para cada 1.000 computadores.
O relatório, que analisou a atividade online durante todo o segundo semestre de 2008, também aponta os países que sofrem com as maiores infecções de software malicioso.
clique na imagem para ampliar
Brasil e Rússia aparecem no topo da tabela mundial das infecções, seguido da Turquia e da Sérvia e Montenegro.
Cliff Evans, chefe de segurança e privacidade para a Microsoft no Reino Unido, disse que apesar dos números alarmantes a maioria nunca atinge sua caixa de entrada, devendo-se, desta forma, evitar o pânico generalizado.
Prefiro afirmar que canha de galinha , cautela, uso inteligente na rede, bons anti-vírus e anti-spams nunca são demais.
Mais de 91% dos ataques que exploraram as vulnerabilidades no Microsoft Office estavam usando falhas de segurança que já tinham sido atualizadas e disponibilizadas há pelo menos dois anos. Ataques usando arquivos PDF também subiram acentuadamente .
Independente da sua fonte, manter os sistemas operacionais, browsers e aplicações em dia com as últimas versões é muito bom para a sua saúde : evite dores de cabeça
*O termo malware é proveniente do inglês malicious software; é um software destinado a se infiltrar em um sistema de computador alheio, de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não). Vírus de computador, worms, trojan horses (cavalos de tróia) e spywares são considerados malware. Também pode ser considerada malware uma aplicação legal que por uma falha de programação (intencional ou não) execute funções que se enquadrem na definição supra citada.
Referências: BBC e Microsoft
Nenhum comentário:
Postar um comentário