O INES (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Engenharia de Software), sob a Coordenação do Prof. Silvio Meira, da UFPE, tem como tema global promover desenvolvimento de software com altíssima produtividade, aplicando de forma sistemática o conceito de fábrica. Primordialmente, os sistemas desenvolvidos apresentarão, de forma mensurável e configurável, fidedignidade (ou seja, poderemos depender deles sem receio). Em especial, as iniciativas do INES buscarão diminuir de forma radical as taxas de fracasso de projeto, aumentando o nível de satisfação com a qualidade dos produtos entregues, com custo e benefício controlados.
Dentro deste contexto, o Instituto determinará e controlará a execução de atividades com metas de curto, médio e longo prazo, coordenando as contribuições das várias instituições e grupos de pesquisa participantes. A área de atuação dos pesquisadores que irão compor o INES, em termos gerais, engloba atividades de definição, viabilização e implantação de fábricas de software efetivas, com foco em alta produtividade e, ao mesmo tempo, fidedignidade mensurável e controlável. De forma específica, pesquisadores atuarão em diversas linhas de pesquisa conectadas em termos do objetivo em comum:
(a) reuso sistemático e linhas de produto de software,
(b) verificação e validação automática de sistemas,
(c) técnicas de evolução e refatoração automáticas,
(d) desenvolvimento dirigido por modelos,
(e) linguagens de domínio específico,
(f) qualidade de software e
(g) engenharia de software experimental.
O INES já conta com recursos oficiais federais (MCT/CNPq/FNDCT/CAPES) e estaduais (FACEPE) aprovados no montante de cerca de 2,8 milhões de reais para iniciar suas atividades. Considerando estes recentes projetos aprovados para fomentar a criação do INES, participam da iniciativa grupos de pesquisa das seguintes instituições:
UFPE (instituição sede), CESAR, UPE e UFRPE (Recife-PE), FACAPE (Petrolina-PE), UFBA e UNIFACS (Salvador-BA), UFCG (Campina Grande-PB), UFPB (João Pessoa-PB), UFRN (Natal-RN), e UFS (Aracaju-SE).
Este quadro de participantes apresenta outra peculiaridade do INES, que é formado apenas por grupos de pesquisa localizados no Nordeste do Brasil. Desta forma, o INES vem fortalecer e criar novos pilares de pesquisa científica, desenvolvimento, inovação e transferência de tecnologia na região Nordeste.
Maiores Informações: http://www.ines.org.br/
Quem é Silvio Meira ! Clique e conheça
Nenhum comentário:
Postar um comentário