A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro da Tecnologia, Sergio Rezende, inauguraram o Centro de Design de chips CEITEC S.A., em Porto Alegre. Em coletiva de Imprensa Dilma Rousseff salientou que o
"CEITEC é um dos investimentos mais importantes no Estado, principalmente pela propriedade intelectual gerada e mantida no País."
O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, reforçou o papel estratégico do CEITEC para o desenvolvimento da economia brasileira. “A inauguração de hoje representa a volta do Brasil à indústria da microeletrônica”, afirmou.
Em 2007, durante a cerimônia de lançamento do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional, realizada em Brasília, o governo federal assinou a criação da empresa pública Ceitec S/A, através de Projeto de Lei.
A estatização garantirá à instituição o repasse de recursos via MCT, garantindo investimentos e manutenção de pessoal até o Centro se tornar auto-suficiente, o que deverá ocorrer num prazo de até 03 anos.
Na solenidade de inauguração, Eduard Weichselbaumer foi empossado presidente da empresa. Ele ressaltou que a CEITEC planeja conquistar mercados nos três nichos em que atua: RFID, Wirelles Communication e Digital Multimídia.
Weichselbaumer destacou ainda o trabalho realizado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia na formação de mão-de-obra qualificada para a CEITEC.
"Nos últimos anos, muitos profissionais de microeletrônica foram formados graças a programas do MCT", disse.
Atualmente, a CEITEC tem cerca de 80 funcionários. Destes, 40 são engenheiros que atuam no desenvolvimento dos chips. O Design Center da CEITEC vai triplicar esse número, devendo ter 120 profissionais de microeletrônica trabalhando até o final do ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário