Pró-Inova apresenta as ações para este ano

O secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Antonio Rodrigues Elias, comemorouos resultados conquistados pelo Programa Nacional de Sensibilização e Mobilização para a Inovação (Pró-Inova) em 2008. "O esforço está sendo recompensado e os objetivos alcançados", destacou na abertura da segunda reunião do Fórum Pró-Inova, na sede do MCT, em Brasília.

O Pró-Inova tem por objetivo levar aos empresários informações sobre o que é, para que serve e como se pode inovar. Além disso, apoia atividades de sensibilização e mobilização com vistas a difundir a cultura da inovação, mediante a divulgação de leis, programas e instrumentos de apoio à inovação. Fazem parte da iniciativa diversas entidades governamentais e da iniciativa privada.

O evento  mostrou o balanço das atividades em 2008 e apresentou as ações para este ano. Segundo o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec) do MCT, Guilherme Henrique Pereira, o Pró-Inova ganhou corpo em 2008 e conseguiu sensibilizar mais de 23 mil pessoas, por meio de 135 eventos promovidos pelas instituições parceiras.

Ele informou ainda, que "a Financiadora de Estudo e Projetos (Finep) lançou edital no valor de R$ 10 milhões para apoio à implantação, estruturação e consolidação de arranjos estaduais e regionais de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT). Foram aprovados oito projetos com o envolvimento de 73 instituições isoladamente ou em rede", acrescentou Pereira.

Na reunião, em que compareceram representantes de órgãos como o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e outros, Pereira anunciou outras ações que o MCT pretende implementar este ano. Entre elas estão o acompanhamento junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) a elaboração, julgamento e implementação do editais de apoio a eventos de mobilização e sensibilização e o aumento da articulação com as instituições parceiras com vistas a incrementar o processo de divulgação das ações de inovação.

O representante do Sebrae, Edson Fermann, informou que a instituição parceira do Pró-Inova patrocinará mais de 135 seminário e 125 programas de rádio com o tema de inovação. "Estudamos fazer isso de forma integrada, com o nosso portal", adiantou.

Mais informação sobre o Pró-Inova pode ser acessado no Portal da Inovação (http://www.portalinovacao.mct.gov.br)

Fonte: MCT

Outra ação a se comemorar está no programa para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas:

As linhas de ação desta prioridade estão voltadas para programas de P&D em áreas consideradas estratégicas para o País. Elas se destinam ao desenvolvimento, pesquisa e inovação para a formação de recursos humanos e cooperação contemplando as áreas portadoras de futuro, envolvendo desde a Biotecnologia e Nanotecnologia àquelas voltadas para o Agronegócio, Amazônia e o Semi-Árido, a Biodiversidade e Recursos Naturais, a Energia Elétrica, Hidrogênio e Energias Renováveis e para o Petróleo, Gás e Carvão Mineral. Outras metas são os programas para as áreas Nuclear e Espacial, de Meteorologia e Mudanças Climáticas, Defesa e Segurança nacionais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite também: