O consórcio Recife Energia, que ganhou a licitação para tratamento de lixo da Prefeitura do Recife nos próximos 20 anos, vai investir R$ 200 milhões na iniciativa, incluindo R$ 120 milhões para a implantação de uma usina de cogeração termelétrica e utilidades.
Será a primeira usina de geração de energia
a partir da incineração do lixo no País.
Cerca de 450 empregos diretos serão criados. Segundo o edital, a usina funcionará dois anos depois da assinatura do contrato. A homologação ocorreu esta semana, mas a assinatura se dará no próximo mês, informa o secretário de assuntos jurídicos da PCR, Bruno Ariosto.
O consórcio vai ganhar tanto no tratamento do lixo da cidade quanto na comercialização da energia. Ao contrário dos projetos de aterro para utilização de biogás (obtido a partir do metano), o consórcio vai queimar o lixo que não for aproveitado na reciclagem ou que servirpara fazer compostos orgânicos, como adubo.
A previsão é que mil toneladas de lixo por dia sejam transformadas em combustível derivado de resíduo (CDR), alimentando a usina de 24 MW que dá para abastecer uma cidade de 80 mil habitantes.
Em Sergipe instituições estudam a viabilidade da implantação de usina para implantação de processo semelhante: notícia esta já vinculada no Sergipe Inova.
Colaborou com a notícia : Francisco Pedro de Jesus Filho - SERGIPETec
Nenhum comentário:
Postar um comentário