No primeiro momento, ouvir falar em profissões do futuro pode remeter nosso pensamento apenas a um mercado dominado pela tecnologia, com novas máquinas e parafernálias. Um grande erro....
Foi com essa idéia, de identificar novas profissões e carreiras que se consolidarão no mercado até 2020 que o Programa de Estudos do Futuro (Profuturo), da Fundação do Instituto de Administração (FIA), ligada à Universidade de São Paulo (USP), ouviu 112 especialistas.
Segundo o estudo, a preocupação com o ambiente, a inovação e a qualidade de vida impulsionarão as carreiras promissoras na próxima década.
A carreira mais citada pelos especialistas , 72% dos mesmos, foi a de Gerente de Ecorrelações. A profissão ainda não existe no mercado, e o mais próximo que temos atualmente são gerentes de sustentabilidade, gestores e engenheiros ambientais.
A diferença é que hoje, na maioria das vezes, o profissional é responsável apenas por executar programas. No futuro, terá que ampliar conhecimentos em gestão e se comunicar ainda mais com consumidores, grupos ambientais e agências governamentais para ampliar programas ecológicos.
A segunda mais citada, 62%, foi a de Chief Innovation Officer ( CIO ) ou Executivo de Inovação. O profissional desta área terá que interagir com diferentes setores da empresa para pesquisar, projetar e aplicar inovações. Não será apenas um criador de produtos. Deverá ter bom relacionamento em todas as áreas, já que terá de circular, recolher e organizar idéias na organização. O Executivo de Inovação precisará de ampla bagagem de conhecimentos administrativos e de produção. É uma área que atrai desde administradores a profissionais do setor de marketing e tecnologia.
Em terceiro, quarto, quinto e sexto lugares , aparecem, em ordem de maior citação :
GERENTE DE MARKETING E-COMMERCE (49%) - vai gerenciar o desenvolvimento e implementação de estratégias de sites para a venda de produtos e serviços. É uma profissão já existente, mas que tende a se consolidar. Hoje, há muito mais profissionais do marketing que aprendem tecnologia do que o contrário.
CONSELHEIRO DE APOSENTADORIA (39%) - ainda não existe no mercado, mas as atividades são desempenhadas atualmente por consultores em planejamento de carreiras. Cada vez mais as pessoas se preocupam com o tipo de vida que virá após a aposentadoria e precisarão de especialistas para ajudá-los na tarefa.
COORDENADOR DE EDUCAÇÃO CONTINUADA (35%) - A educação dos funcionários continuará sendo um dos principais investimentos organizacionais em busca de competitividade e eficiência de produções, e a função tende a ganhar espaço.
CIENTISTA GENÉTICO (34%) - o "bioinformationist" trabalha com informação genética: sendo requisitado para atuar em vários campos , desde aplicação em técnicas clínicas a medicamentos. O amplo leque de atuação levará o profissional a especializar-se.
Nenhum comentário:
Postar um comentário